Como saber que seu veículo está parado ligado?

Saiba como esse status pode afetar na produtividade e consumo de combustível da sua frota

Por Mobi7

2022

Blogpost | Mobi7

Sabe quando estamos parados no trânsito ou quando ficamos estacionados com o ar-condicionado ligado em dias de calor? Na telemetria, essas e outras situações do dia a dia em que o veículo está com a ignição ligada, mas em velocidade 0km/h, são chamadas de “parado ligado”.

Independentemente do motivo, manter o veículo com o motor ligado enquanto ele está parado é sinônimo de gasto desnecessário. Ou seja, sempre que o motor estiver funcionando, ele consumirá combustível. Além disso, esse status pode contribuir para um aumento da ociosidade de frota. 

Uma mudança de hábito aliada ao mapeamento realizado por meio do sistema de telemetria da Mobi7 pode resultar em mais economia e produtividade para sua empresa. 

Detalhando o status “parado ligado”

Precisamos falar sobre uma prática bem comum: ligar o motor para esquentar o veículo. Com a chegada da injeção eletrônica, o processo de lubrificação acontece de forma muito rápida. Por isso, se você começar a conduzir o automóvel de maneira tranquila e suave no início do dia, o óleo vai se espalhar corretamente e não irá causar desgaste prematuro do motor. O que significa que esquentar o motor é um grande mito!

Em uma situação de trânsito durante o dia, muitas vezes se o veículo estiver em um constante arranca e para, não será possível desligar o motor o tempo todo. Nestes casos, o gestor e o motorista podem planejar as rotas para evitar circular pelas ruas durante os horários de pico de trânsito na cidade. 

Outro hábito comum entre os condutores é manter o carro ligado utilizando o ar-condicionado em dias quentes, ou o caminhão ligado enquanto espera um carregamento. Alguns ainda deixam o veículo ativo enquanto fazem paradas que não seriam permitidas, tentando enganar o Gestor de Frota para não contabilizar aquele intervalo.

Não é necessário dizer que essas práticas devem ser eliminadas. Isso pode ser feito aplicando uma Política de Frotas para orientar como proceder nesses casos, por exemplo. Também é importante construir um bom relacionamento com os seus motoristas, realizando treinamentos constantes e disponibilizando um Manual do Motorista para que eles entendam a importância de se desligar o motor nestas situações. 

Mapear e monitorar!

O sistema de telemetria da Mobi7 faz o mapeamento do funcionamento do motor instantaneamente. Portanto, além de saber a localização do automóvel em tempo real, o Gestor de Frota consegue identificar o comportamento de direção dos motoristas e os momentos em que o veículo ficou parado e ligado. “É possível mapear a questão do parado ligado através de alertas, para identificar exatamente em que momento isso ocorreu ao longo do dia, e do relatório de produtividade, para saber qual foi a duração de tempo parado ligado”, detalha Jorge Lucavei, responsável pela equipe de Sucesso do Cliente e Produtos.

Nossa ferramenta também identifica momentos em que o veículo está com, pelo menos, a primeira fase da ignição ligada e reúne essas informações no relatório de produtividade. E esses casos não são raros: existem motoristas que têm o costume de deixar a chave posicionada no primeiro estágio da ignição e chegam a atingir um índice de até 20% de tempo parado ligado, aumentando em muito a ociosidade de frota. 

Com a coleta desses dados somados ao auxílio do time de Sucesso do Cliente da Mobi7, os gestores possuem tudo que precisam para analisar a forma de condução de cada carro e cruzar com as informações de abastecimento, entendendo por que o consumo é maior em determinados casos e notificando os motoristas sobre a necessidade de mudança de comportamento no dia a dia.

Converse com o time da Mobi7 e entenda como funciona esse levantamento de dados do veículo parado ligado, entre outras funcionalidades do nosso sistema!

×