Maio Amarelo acabou, e agora?

O mês de conscientização para um trânsito mais seguro já passou, mas as ações podem continuar durante o ano inteiro

Por Mobi7

2022

Blogpost | Mobi7

A campanha Maio Amarelo de 2022 trouxe o tema “Juntos Salvamos Vidas” com o intuito de destacar a importância do papel de cada um, enquanto cidadão, na construção de um trânsito mais seguro, independente do meio de locomoção.

Para que isso ocorra, é necessário que todos conheçam e cumpram as regras de trânsito corretamente, assumindo para si a responsabilidade de tornar a segurança no trânsito uma realidade. 

Nesse sentido, a conscientização da população em relação a esse tema tão relevante deve ser realizada de forma contínua e não somente no mês de maio. Reunimos aqui algumas ações que podem ser realizadas durante o ano inteiro. Confira!

Salvar vidas é um papel de todos

O movimento Maio Amarelo objetiva que todos os setores da sociedade, seja a população, o Governo ou o setor privado, se envolvam no debate relacionado a iniciativas para tornar estradas e ruas mais seguras, investindo em ações para a redução de mortes e acidentes. Sendo assim, a conscientização não se resume apenas aos motoristas, mas também motociclistas, ciclistas e pedestres. 

Com um trabalho conjunto, é possível tornar o trânsito mais seguro. Confira seis ações para colocar em prática durante o ano inteiro. 

1. Não esqueça o cinto de segurança

Em trajetos curtos, é muito comum motoristas e passageiros abrirem mão do uso obrigatório do cinto de segurança. Porém devemos sempre ter em mente que em uma colisão, esse item pode evitar fatalidades ou agravamentos de acidentes. 

2. Celular e trânsito não combinam

Seja motorista, motociclista, ciclista ou pedestre, utilizar o celular enquanto realiza algum trajeto é sinônimo de irresponsabilidade, uma vez que o dispositivo afeta completamente a atenção e o foco. 

Por isso, é aconselhado evitar ao máximo usá-los durante as viagens, mesmo no viva voz. Caso receba uma ligação urgente, pare o carro em um lugar seguro e atenda. 

3. Bebida alcoólica nem pensar

Substâncias que alteram o reflexo, a capacidade de atenção e o estado de consciência são consideradas extremamente perigosas quando o assunto é trânsito. Seguir essa regra pode evitar riscos tanto à vida de quem ingeriu a substância quanto de outros ao redor. 

4. Respeite as sinalizações

As normas e símbolos foram criados por um motivo: informar e orientar todos os usuários das vias. Assim, placas, inscrições nas ruas e estradas, sinais luminosos, gestos, entre outros, compõem a sinalização de trânsito que visam regulamentar, advertir, indicar serviços, sentidos e distâncias. 

O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para condutores e pedestres.

5. De olho nos limites de velocidade

Da mesma forma que as sinalizações, os limites de velocidade existem para garantir mais segurança ao trajeto. Assim, independentemente de estar conduzindo dentro da cidade ou em estradas longas com muitos veículos, é fundamental respeitar esses limites.  

Além disso, ultrapassar a velocidade permitida pode resultar em multa grave, conforme consta no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro. 

6. Conscientize amigos e familiares

Fazer a sua parte é importante, mas passar a mensagem de conscientização adiante é mais ainda! Por isso, além de mudar suas atitudes, você também pode debater sobre esse assunto e incentivar atitudes positivas em seus grupos de convívio, seja com familiares, amigos ou no ambiente profissional.

Nós da Mobi7 convidamos você a fazer um trânsito mais seguro. Vamos juntos?

×