Maio amarelo: o papel dos Gestores de Frota para um trânsito mais responsável

A redução de acidentes está diretamente ligada a uma cultura de segurança, em que o Gestor de Frotas é fundamental para disseminar conceitos de respeito e responsabilidade 

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

Todos os anos, em níveis globais, cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito. Os dados são da 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em fevereiro de 2020 na Suécia. Se olharmos apenas para o Brasil, ainda se registram – no balanço mais recente – 31.945 vidas perdidas no trânsito. Apesar de ser o número mais baixo desde 2001, o levantamento mostra que ainda temos um longo caminho a ser percorrido. 

Por isso, ações como as do Maio Amarelo são fundamentais para a conscientização dos condutores em busca de um trânsito mais seguro. Entretanto, uma cultura de segurança é construída com ações periódicas e contínuas, e é aqui que precisamos voltar nosso olhar a uma pessoa da equipe que tem papel fundamental neste aspecto: o Gestor de Frotas.

Apesar de não haver estudos oficiais sobre a quantidade de carros nas vias brasileiras que pertencem a frotas corporativas, de acordo com levantamento do Ministério da Infraestrutura são mais de 100 milhões de veículos em circulação no país. Pensando que os veículos que fazem parte de frotas corporativas rodam, em média, 4x a mais do que os de utilização pessoal, é possível estimar o tamanho do impacto das frotas no trânsito brasileiro e afirmar que é maior a probabilidade de um motorista profissional se envolver em um acidente fatal do que uma pessoa física utilizando o carro para suas próprias atividades.

O papel do Gestor de Frotas num trânsito mais seguro 

Ciente da relevância das frotas corporativas para o trânsito do país, é fundamental lembrar que isso passa pelo gerenciamento de uma pessoa: o Gestor de Frotas. O responsável tem um papel importantíssimo na comunicação com a equipe de motoristas e pode impactar diretamente no comportamento desses condutores no trânsito, contribuindo para a redução de custos e, acima disso, na redução de acidentes.  

Listamos aqui algumas práticas essenciais que um Gestor de Frotas que podem contribuir para um trânsito mais responsável:  

Invista uma dedicação especial na construção da sua Política de Frotasela será fundamental para que todos os condutores da sua empresa estejam cientes das regras e boas práticas relevantes para dirigir os veículos da melhor maneira. Este documento ditará as regras do jogopor isso, deve ser pensado para ser duradouro e assertivo. Se você quiser aprender mais sobre a Política de Frotas e estiver no processo de redação da sua, o site da Mobi7 tem vários conteúdos sobre o assunto e você pode, inclusive, baixar um modelo gratuito.

Com uma Política de Frotas completa, é comum que tenhamos um documento extenso, que muitas vezes pode ser exaustivo para que os motoristas absorvam as informações de uma vez. Por isso, é interessante que o Gestor de Frotas se mantenha sempre antenado em maneiras lúdicas e envolventes de fazer treinamentos com a sua equipe. Os treinamentos são ferramentas fundamentais para conscientizar os motoristas e disseminar uma cultura de segurança no trânsito. 

Esses dois pontos iniciais são imprescindíveis para tentar minimizar o fator humano, que segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é responsável por cerca de 90% dos acidentes. Uma forma de controlar melhor os indicadores relacionados a conduta dos motoristas é investir em uma ferramenta de telemetria, que fornecerá dados tangíveis para o desenvolvimento de treinamentos baseados nas principais dificuldades da equipe, reconhecer os motoristas que tenham as melhores práticas e acompanhar a manutenção e os gastos dos veículos da frota.  

A Gestão de Frotas pode impactar diretamente nos seus resultados 

Implementar uma Gestão de Frotas na sua empresa precisa ser um processo orientado à produtividade, qualidade e segurança. O gerenciamento dos veículos de uma empresa usados para transporte e coleta ou prestação de serviços deve ser claro para todas as pessoas da equipe envolvidas no processo, por isso, é fundamental centralizar dados como: manutenção dos veículos, consumo de combustível, quilometragem, rotas percorridas e velocidades médias.

Vale lembrar que esse gerenciamento  não se aplica apenas a grandes empresas, que possuem incontáveis veículos. Independentemente do tamanho da sua frota, analisar os dados de desempenho de veículos e acompanhar as práticas dos seus motoristas podem ser fundamentais para traçar estratégias para que os automóveis sirvam à empresa com mais eficiência – contribuindo, assim, diretamente para a redução de custos e riscos. 

Gerir uma frota de maneira assertiva resulta em mais eficiência, já que os problemas são identificados mais rapidamente, as soluções serão mais precisas e, assim, o potencial máximo da frota pode ser explorado. 

Todos em prol de um trânsito com mais respeito e responsabilidade

Viu só como o Gestor de Frotas é importante para um trânsito mais seguro? Apesar dessa pessoa ter papel fundamental, devemos todos ser agentes da mudança. O tema da campanha global Maio Amarelo de 2021 nos convida para uma reflexão: como podemos praticar respeito e responsabilidade no trânsito? 

Por isso, durante este mês, a Mobi7 preparou uma série de ações especiais sobre o assunto, dando dicas práticas de como você e sua frota podem impactar positivamente o trânsito. Como parte dessa ação, a Mobi7 oferece condições especiais para planos de contratação da nossa plataforma de Gestão de Frotas efetivados durante o Maio Amarelo 

Confira as vantagens de ter a Mobi7 como sua aliada e dar ao Gestor de Frotas da sua empresa acesso a informações valiosas – entre em contato com o nosso time para saber mais. 

×

Powered by WhatsApp Chat

×