Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS): o futuro da tecnologia automotiva

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) estão ganhando cada vez mais notoriedade no mundo da tecnologia automotiva na medida em que representam um grande ganho de segurança para o motorista, passageiros, pedestres e para a frota

São compostos, basicamente, de sensores inteligentes, que podem ser usados de várias formas e em vários meios de transporte, representando o futuro da tecnologia.

Com o avanço da união entre a eletrônica e a mecânica, características que eram pensadas apenas em filmes passam a ser realidade nos automóveis. Atualmente, acessórios como sensores, câmeras, radares e processadores compõem ferramentas que representam ganho em economia e em mais vidas resguardadas.

O potencial dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS)

Essas tecnologias são capazes de automatizar, adaptar e aprimorar os sistemas de segurança e condução, já que alertam o condutor para potenciais problemas. 

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista auxiliam a evitar colisões por meio da implementação de defesas, como a capacidade de assumir o controle do veículo caso note situações de perigo, por exemplo. 

Em relação à prevenção de colisão, as atualizações ocorrem em tempo real sobre distâncias relativas, velocidade, aceleração, detecção de obstruções inevitáveis ao redor de um veículo em movimento e o sistema armazena e reage de acordo com as suas especificações.

Os ADAS também ajudam a detectar pontos cegos e podem avisar ao motorista quando o veículo sair da faixa. Existem alguns dispositivos que ajudam o motorista a se manter na faixa ou que o auxiliam, reduzindo a carga de entrada na faixa ao lado da direção nas curvas.

Outra possibilidade é o Sistema Adaptativo de Rodagem, que ajusta automaticamente a velocidade de um veículo para corresponder à velocidade do veículo à sua frente.

Exemplos de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS)

Alguns exemplos dessa tecnologia já em uso no Brasil são as câmeras ou sensores de ré, espelhos laterais com sensores de proximidade, sistemas de frenagem automática, limitadores de velocidade, controles de estabilidade e controlador de velocidade de cruzeiro – também conhecido como “piloto automático”.

Já na Europa, a maioria dos carros possuem algum tipo de ADAS. De acordo com um estudo feito pela Bosch, que tem como base as estatísticas de venda de carros novos em 2016, quase 2/3 (67%) dos carros novos na França possuíam algum tipo de auxílio para estacionar, frente a 62% na Alemanha. Outro dispositivo, como a detecção de sonolência, já aparece em 37% dos veículos alemães.

Nesse mesmo estudo é possível verificar que 72% das colisões traseiras seriam evitadas se todos os automóveis tivessem o dispositivo de frenagem de emergência.

As tecnologias presentes no sistema ADAS são inovações que dependem, também, de passarem por calibragens e verificações. O alinhamento entre sensores e câmeras é essencial para fazer a leitura de informações da via e de Essas revisões garantem o funcionamento seguro do controle de cruzeiro, piloto automático, assistente de permanência em faixa e assistente de parada.

A Mobi7 também faz parte da tendência tecnológica do futuro da mobilidade. Por meio da telemetria, a plataforma de gestão de frotas conta com funcionalidades como controle de velocidade, as condições dos veículos em tempo real, gestão de abastecimento, comportamento de direção, controle de jornada, gestão de manutenção e mapa de calor. Combinados aos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, esses dados podem ser trabalhados para proporcionar mais segurança aos condutores da frota e a todos que estão presentes no dia a dia do trânsito.

×