Colaboradores do Grupo Sinagro recebem treinamento sobre Política de Frotas em universidade interna

A empresa de soluções para produção agropecuária inovou na maneira de formar os condutores da frota de maneira transparente 

Por Mobi7

2021

Mobi7

Case de Sucesso Positivo Tecnologia Mobi7

Apesar de ser um documento muitas vezes denso e extenso, a Política de Frotas é fundamental para que empresa e condutores tenham consciência das responsabilidades, métricas e condições específicas para a utilização dos veículos. 

Ciente da necessidade de treinar seus colaboradores sobre o assunto, o Grupo Sinagro incluiu uma trilha de conhecimento específica sobre a Política em sua academia interna de cursos online, que é facilmente acessada e frequentemente atualizada.

Para entender como foi o processo de atualização da Política de Frotas e conhecer essa formação dos condutores convidamos Larissa Vaz, coordenadora de frotas do Grupo Sinagro, para nos contar mais sobre como a empresa oferece seus veículos como benefício e treina seus colaboradores para utilizá-los dentro e fora do horário de trabalho. 

Como mapear e construir uma política de frotas em equipe

Com mais de 20 anos de atuação no agronegócio, o Grupo Sinagro vem expandindo sua frota e sabe da importância de manter uma Política de Frotas atualizada para coordenar a utilização dos veículos. 

Para que o documento seja realmente eficaz, Larissa conta que a equipe de gestão de frotas não foi a única envolvida na redação das diretrizes. “Não é somente entender a quantidade de veículos ou a quilometragem média rodada. A gente precisa se preocupar em como essa frota é utilizada, com a cultura da empresa e como o segmento se comporta. Por isso é importante envolver outras áreas, como RH, jurídico, compliance e segurança do trabalho, que tem atuação fortíssima na construção da Política de Frotas”, comenta.

Relação de confiança no uso particular do automóvel da frota Positivo Tecnologia por seus colaboradores

Apesar de ser extensa, o Grupo Sinagro preocupou-se em implementar uma Política de Frotas com métricas factíveis e indicadores que fossem mensuráveis, que será atualizada na medida em que o time se adapte às regras estabelecidas. “É importante lembrar que tudo o que se coloca lá precisa ser acompanhado, mensurado e revisado para não se tornar um documento obsoleto”, completa Larissa.

Você tem uma frota e precisa definir responsabilidades, métricas, indicadores, mas não sabe por onde começar? A Mobi7 desenvolveu um modelo gratuito de Política de Frotas que você pode acessar no link abaixo. O contrato abrange regras de utilização, boas práticas e orientações para abastecimento ou manutenções preventivas. 

Veículos também entram no pacote de benefícios para os colaboradores 

Na Sinagro, atualmente a frota possui cerca de 250 veículos leves, que são utilizados em sua maioria para a força de vendas. O time comercial tem utilização livre dos veículos: uma vez que recebe as chaves o condutor passa a ser responsável pelo carro e não há restrições quanto ao uso deste fora do horário comercial ou em áreas fora das rotas de atendimento.

A empresa assume o compromisso de custear as manutenções independentemente da quilometragem, e por isso é tão importante que o colaborador mantenha o departamento de frotas atualizado sobre as condições do veículo, abastecimentos e agendamentos de manutenção.

Apesar dos sinistros e multas serem de responsabilidade do condutor, a empresa precisa estar ciente de tudo o que acontece com aquele veículo para advertir o motorista, fortalecer o treinamento em direção defensiva e penalizá-lo quando necessário. 

Treinamento de funcionários é realizado na academia online de cursos e pode ser consultado a todo momento 

De nada adianta ter um documento robusto que protege a empresa, os condutores e estabelecer métricas pertinentes para o controle da frota se os envolvidos não estiverem cientes das suas responsabilidades, direitos e deveres. Pensando nisso, Larissa conta que o Grupo incluiu uma trilha de conhecimento personalizada para a Política de Frotas na universidade interna da empresa.

Nessa intranet os colaboradores podem aprender de forma lúdica sobre cada item da política, fortalecendo o aprendizado contínuo, e a empresa consegue testar os conhecimentos de seus condutores sobre o assunto.

Relação de confiança no uso particular do automóvel da frota Positivo Tecnologia por seus colaboradores

O treinamento é aberto para todos os colaboradores e o departamento de frotas reforça a importância da política desde a contratação. “Não é só o time comercial que entende as regras, já na integração o time de frotas é incluído pelo RH no bate-papo com novos colaboradores, isso ajuda a estreitar laços e mostrar os pontos-chave da política, que serão fundamentais no dia a dia daquele novo funcionário”, Larissa menciona.

Além disso, mesmo com o treinamento concluído, os documentos, checklists, boas práticas e responsabilidades ficam disponíveis o tempo todo na academia de cursos e podem ser consultados sempre que necessário. Isso contribui para a transparência e permite que os condutores tenham acesso sempre aos documentos mais atualizados.

Larissa Vaz, do Grupo Sinagro, foi uma de nossas convidadas no webinar de política de frotas, promovido pela Mobi7 que também teve a participação da Montele Elevadores e Positivo Tecnologia. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto e acompanhar esse bate-papo. 

×