Pessoa interagindo com tela em 3D.

Segurança e tecnologias automotivas: inovações que preservam vidas no trânsito

Por Mobi7

2024

BlogPost

Descubra como a tecnologia e as inovações automobilísticas estão promovendo a segurança no trânsito. 

Com o passar dos anos, a tecnologia vem trazendo novidades para facilitar a nossa vida, e não seria diferente quando o assunto é segurança no trânsito.  

Podemos citar tecnologias automotivas importantes de navegação, como por exemplo o GPS, mas também melhorias no próprio veículo. Funções que tornam o ato de dirigir mais fácil e muito mais seguro. 

Ter veículos mais seguros e tecnológicos é garantia de uma frota mais eficiente 

Um carro com tecnologias de segurança atualizadas, além de proteger o próprio condutor, garante uma vida útil maior para a sua frota. Já que diminui os riscos de sinistros e funciona como uma prevenção a acidentes. 

Quando nos referimos à segurança de um veículo, podemos citar dois tipos principais:  

  • Segurança ativa: se refere a todo e qualquer equipamento que evita que o acidente aconteça. 
  • Segurança passiva: se refere a sistemas que evitam danos maiores aos envolvidos em um acidente (como cintos de segurança e airbags). 

Tecnologias automotivas de prevenção de acidentes estão diretamente relacionadas à segurança ativa e fazem toda a diferença quando o assunto é garantir a segurança no trânsito para condutores e pedestres. São mecanismos que auxiliam o motorista e corrigem alguma distração comum.  

Conheça alguns tipos de tecnologias que melhoram a segurança no trânsito

São inúmeras as tecnologias que auxiliam na prevenção de acidentes. Algumas são mais conhecidas que outras, mas todas tem suas vantagens para garantir um transporte e um trânsito mais seguro. 

Separamos aqui algumas para você conferir e entender como elas funcionam: 

Sensor LiDAR

Ilustração de veículo, exemplificando sensor LiDAR

O significado da sigla é Light Detection and Ranging, que em tradução seria “detecção de luz e alcance”.  

Essa tecnologia tem um sistema parecido com o de sonares e radares, mas, ao invés receber ondas sonoras e enviá-las de volta para fazer cálculos de distância, a luz é o elemento principal. 

Ela funciona da seguinte forma: o sensor emite e recebe pulsos de laser por segundo. Um software no computador registra os pontos reflexivos do laser e traduz esses pontos para uma representação 3D.  

Dessa forma, a ferramenta detecta quaisquer objeto ou obstáculo que possa estar ao redor do carro. 

As montadoras decidiram integrar esse sensor aos recursos de segurança dos veículos, também conhecidos como ADAS. Ele está presente no piloto automático adaptativo, no alerta de saída de faixa, no sistema de frenagem automática de emergência e em vários outros. 

Esse equipamento também está sendo utilizado na montagem de carros autônomos porque permite que os automóveis realizem movimentações de forma independente do condutor, como acelerar, frear, ultrapassar etc. 

Monitor de ponto cego

Esse sistema de ponto cego é uma tecnologia criada para ajudar os motoristas a identificarem veículos em áreas que não estão visíveis nos retrovisores. Muito útil em manobras de troca de faixa e ultrapassagens, por exemplo. 

Como citamos acima, carros mais modernos utilizam o sensor LiDAR para monitorar o movimento e o espaço dessas áreas. Mas outros veículos também utilizam o tradicional sistema de radar, câmeras ou ambos. 

Quando o sensor detecta esse veículo no ponto cego, ele emite um aviso para o condutor, pode ser em imagem, som ou ambos.

Frenagem automática de emergência

Essa tecnologia automotiva tem o maior potencial em redução de acidentes. A ferramenta monitora a presença de objetos e obstáculos à frente do carro e pode frear os pneus do veículo se detectar um perigo de colisão frontal. 

Quando o objeto é detectado, o software faz um cálculo da distância desse obstáculo até o veículo e da velocidade para evitar o acidente. Se for preciso, um controle de estabilidade entra em ação para parar o carro! 

Câmera de visão noturna

Pessoa ao volante visualizando câmera de ré.

É uma câmera termográfica que aumenta a percepção do motorista em ambiente escuro ou em condições climáticas ruins. 

Alguns sistemas se baseiam em tecnologias que detectam o calor emitido por humanos, animais e outros objetos na estrada. Já outros, iluminam objetos a uma distância além dos faróis, usando luzes infravermelhas. 

Monitoramento, rastreamento e otimização: uma tecnologia especializada em gestão de frotas

A tecnologia não está apenas nos automóveis. Sistemas de gestão de frotas, como o da Mobi7 Localiza, permitem que você monitore os seus condutores e garanta que tudo esteja em segurança.

Em nosso sistema, você tem acesso a dados importantes, como controle de jornada, rastreamento em tempo real dos veículos e identificação do comportamento de direção – para saber se os motoristas estão dirigindo de forma segura e consciente.

Tudo isso são ações diárias que conscientizam os condutores da frota sobre o próprio comportamento e garantem a direção defensiva na prática.

 

Quer realizar uma gestão de frota tecnológica, eficiente e que contribui para a segurança no trânsito? Conte com a gente e conheça os nossos serviços.  

Aproveite também para ficar por dentro das novidades do mundo da Telemetria e da Gestão de Frotas! Acompanhe nosso Blog , LinkedIn e Instagram. 

×