Como a Montele Elevadores gerencia o uso de veículos compartilhados entre seus colaboradores

A fabricante de elevadores e plataformas encontrou uma maneira de monitorar os automóveis próprios e terceirizados na sua frota

2021

Cases | Mobi7

Adquirir os próprios veículos para uso da operação não é uma realidade possível para todas as empresas brasileiras. Muitas vezes, é mais vantajoso para a companhia utilizar automóveis terceirizados de grandes marcas, como a Localiza, e ainda compartilhar o uso entre os seus colaboradores.

Mas gerenciar carros terceirizados compartilhados exige ainda mais preparação do time de gestão de frotas da sua empresa e por isso convidamos a Montele Elevadores para contar um pouquinho da sua experiência com este tipo de frota.

O Lucas Braga, gerente de compras e logística da Montele, também participou de um Webinar sobre Política de Frotas junto com convidados das empresas Positivo Tecnologia e do Grupo Sinagro. Clique no botão abaixo para assistir:

Entenda o motivo de compartilhar os automóveis da sua empresa

A Montele atua no setor industrial com a produção, comercialização e manutenção de elevadores e plataformas elevatórias para acessibilidade. Sua sede fica localizada em Contagem (MG), mas a empresa atende clientes em todo território nacional.

Atualmente, a marca possui 42 veículos em sua frota, sendo 23 terceirizados e 19 próprios. O uso destes automóveis é dedicado, principalmente, para que a equipe técnica realize atendimentos de manutenção nas empresas e residências dos seus clientes, portanto, geralmente acontecem em horário comercial e na região em que o técnico reside.

Para atender o Brasil todo, a empresa organiza a utilização dos automóveis de forma compartilhada nos grandes centros, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ou seja, vários técnicos utilizam o mesmo veículo. E aí, como controlar este uso compartilhado?

Use a tecnologia de monitoramento para organizar o uso compartilhado

Para organizar o uso de um veículo entre vários colaboradores, a Montele Elevadores definiu uma forma de monitorar tanto o automóvel quanto o motorista.

Todos os veículos da empresa contam com o sistema de gestão de frotas da Mobi7 e os acessórios opcionais de bloqueio do veículo e identificação do motorista, o que permite com que os gestores realizem o controle do perfil de direção de cada um dos colaboradores por meio de uma única plataforma.

Como o monitoramento dos automóveis compartilhados funciona, na prática

A equipe de gestão de frotas da Montele ativa a função do bloqueio embarcado, que garante que o veículo só seja acionado mediante a apresentação do dispositivo de identificação de cada motorista, também conhecido como iButton. “Com a ferramenta do iButton, conseguimos verificar qual condutor é mais ‘ofensivo’ e qual é mais ‘colaborativo’ na direção, e assim conseguimos conversar individualmente com cada um para conscientizar sobre a importância de dirigir de maneira segura”, conta Lucas Braga, gerente de compras e logística da Montele.

Além disso, a Mobi7 realiza o controle de todas as manutenções preventivas e dos abastecimentos da frota. Com base nos relatórios de uso dos automóveis disponibilizados pela ferramenta, é possível medir a performance de utilização do veículo. “A partir de diferentes dados, conseguimos analisar diferentes indicadores, como o melhor consumo de combustível, a melhor utilização de rotas, o menor custo de manutenção e os menores índices de multas/autuações”, complementa Lucas.

Por fim, além de assegurar que os veículos trafeguem sempre identificados e de auxiliar na medição dos principais indicadores da frota da Montele, o sistema Mobi7 também ajuda na segurança da frota, evitando que os veículos sejam furtados.

Uma boa Política de Frotas ajuda na conscientização do uso dos automóveis

Nenhuma tecnologia substitui uma boa gestão de pessoas, afinal tudo depende dos motoristas e da forma como eles dirigem. Lucas Braga assumiu a área de frotas da empresa em 2019 com o objetivo de reduzir custos e criar formas de monitorar/controlar a utilização dos veículos, e encontrou na Política de Frotas o segredo para a harmonia reinar dentro da frota.

Durante a pandemia, a Montele teve alguns problemas com relação à renovação de CNH devido à prorrogação de prazo e pontuações indicadas pelos órgãos de transito, como o atraso no lançamento de pontuações. Com isso alguns condutores questionaram muito sobre a rigidez de alguns pontos que constam na Política de Frotas e, por isso, a equipe resolveu realizar uma revisão do documento.

“Infelizmente nem todos possuem consciência e entendem a importância da Política de Frotas, e por isso eu busco trabalhar alinhado com as normas do Cotran/Detran e em conjunto com os gestores das áreas e com o SESMT, principalmente no que diz respeito à segurança dos motoristas”, relata. Atualmente, a equipe de Lucas criou uma apresentação sobre direção defensiva que é encaminhada a todos os condutores a cada 90 dias, com o objetivo de relembrar alguns pontos.

Além disso, através dos relatórios de alertas do sistema Mobi7, semanalmente os gestores das áreas são informados sobre os condutores que estão com jornadas excessivas e velocidades elevadas.

“O resultado do trabalho de gestão de frotas com uma boa política? Terminar o ano de 2020 com zero sinistros envolvendo vítimas”, finaliza Lucas Braga.

×