ProSimulador e iMonitore, empresas do Grupo Tecnowise, atingem nota média excelente em comportamento na direção

Companhias do setor de tecnologia de segurança no trânsito ainda reduzem o índice de quilômetros rodados fora do horário comercial e monitoram a produtividade da sua frota

Por Mobi7

2022

Cases | Mobi7

Analisar o índice de quilômetros rodados fora do horário comercial é de extrema importância quando o assunto é evitar acidentes e diminuir o consumo de combustível. Ainda mais para empresas inseridas no setor de tecnologia de segurança no trânsito como a ProSimulador e a iMonitore (ambas do Grupo Tecnowise), que oferecem aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e Detrans espalhados por todo o Brasil um sistema completo para o cumprimento da legislação na realização de aulas e exames práticos de direção veicular.

Sua frota é composta por 31 veículos locados e utilizada pela equipe técnica de campo e pelo time comercial. A preocupação do Grupo Tecnowise é manter o nível de excelência em sua operação e, para isso, o uso de sua frota e o comportamento de direção dos seus condutores são monitorados por meio do sistema de telemetria da Mobi7.

“Por sermos uma empresa do segmento de segurança no trânsito, precisávamos muito monitorar os comportamentos de direção, visando o aprimoramento da forma como nossos colaboradores conduzem os veículos, bem como melhorar a produtividade da nossa frota”, comenta João Pereira Alves, gestor de frota do Grupo Tecnowise.

Todos os ativos possuem telemetria, o que facilita a gestão e permite um acompanhamento minucioso dos indicadores de desempenho. Coletando e analisando dados mensalmente, três indicadores específicos chamaram a atenção do time de Sucesso do Cliente, que vem acompanhando as métricas do Grupo Tecnowise.

Confira todos os detalhes dessa história de sucesso, e saiba como atingir esses resultados com os seus condutores também.

Bom comportamento de direção

O Grupo Tecnowise começou a utilizar a telemetria em agosto de 2021 e com o uso da plataforma Mobi7 a empresa passou a monitorar o perfil de comportamento de direção dos motoristas. Com base nos dados coletados pela plataforma, foi possível identificar desgastes prematuros de peças, entre outras variáveis. “Com esse acompanhamento, também conseguimos criar ações de conscientização para aumentar ainda mais a segurança do nosso time”, conta Luiz Lackeski, Supervisor Operacional.

Na Mobi7, é possível observar condutas adversas no percurso que são configuradas pelas seguintes atitudes: aceleração moderada e brusca, frenagem moderada e brusca, curva em alta velocidade e excesso de velocidade.

Desde que iniciou o acompanhamento, a frota do Grupo Tecnowise vem mantendo uma nota média acima de 85, o que é considerado um bom comportamento de direção. Para incentivar os condutores a manterem essa média, o departamento operacional, coordenado por Luiz Aquino e pelos gestores regionais Kaio Carvalho, Diogo Gullo, Michel Diego e Jaderson Dorneles, criou uma campanha de recompensa, que utiliza as análises dos excessos de velocidade, quantidades de multas e sinistros do mês, como critérios de avaliação.

Baixo índice de quilômetros rodados fora do horário comercial

Reduzir o índice de quilômetros rodados fora do período comercial é de extrema importância quando o assunto é evitar acidentes e diminuir o consumo de combustível fora do horário comercial. E essa foi mais uma grande conquista do Grupo Tecnowise alcançada a partir do monitoramento dos veículos e da análise dos dados.

“A estratégia é monitorar esse indicador semanalmente utilizando o relatório de percursos gerado pela plataforma Mobi7”, diz Ana Vasconcelos, analista de Sucesso do Cliente responsável pela conta do Grupo Tecnowise.

Em junho, esse índice continuou chamando a atenção positivamente. Apenas 4,7% da quilometragem total foi rodada fora do horário comercial, enquanto empresas que não possuem esse nível de acompanhamento chegam a passar de 30%. Esse indicador também é levado em conta na hora de premiar o motorista e o técnico destaque. Confira: 

Produtividade em alta

Quando o assunto é gestão de frota, a gente sabe que tempo é dinheiro! Por isso, quanto mais tempo aqueles ativos estiverem sendo utilizados em prol da operação da empresa, melhor.

Para analisar a produtividade dos condutores para as empresas ProSimulador e iMonitore, o gestor da frota gera, dentro da ferramenta da Mobi7, um relatório que compara os quilômetros rodados com a quantidade de atendimentos e o comportamento dos motoristas. Já para verificar a improdutividade, o indicador analisado é o tempo em que os veículos estão com o status parado e ligado.

Sabendo que manter o veículo com o motor ligado enquanto ele está parado é sinônimo de gasto desnecessário de combustível, foram configurados alertas personalizados que monitoram os eventos em que os condutores ficam acima de 15 minutos com o veículo nesse status. A partir desse controle foi mensurado que o tempo em que os ativos se mantêm parados e ligados é de apenas 9% das horas totais da operação, fazendo com que a ferramenta gere um baixo índice alertas de improdutividade. E o objetivo é melhorar esses indicadores ainda mais!

As análises da produtividade de uma frota como essa, realizada com o Grupo Tecnowise, só são possíveis por meio do acompanhamento de uma equipe de especialistas em gestão de ativos e telemetria: o nosso time de Sucesso do Cliente! Conheça mais sobre o trabalho desse time exclusivo, clicando aqui.

×