Maio amarelo e a redução de acidentes: a importância da manutenção preventiva para a segurança no trânsito

Um trânsito mais seguro depende de vários fatores. Além de treinar os condutores sobre direção defensiva é preciso ficar atento à sua frota e aos indicativos de manutenção preventiva que podem ocasionar acidentes 

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

Quando falamos em Maio Amarelo, logo pensamos em acidentes de trânsito, na imprudência dos motoristas, na direção sob efeito de álcool ou nas altas velocidades. Entretanto, ao falarmos de segurança no trânsito precisamos levar em conta o tripé: motoristas, vias e automóveis.  

Os membros do Comitê Internacional de Inspeção Veicular (CITA), afirmam que, baseado em dados da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa), entre 10% e 20% dos acidentes podem ser causados por defeitos mecânicos. Dados que acendem um alerta vermelho: a manutenção preventiva é uma medida mais que necessária, é urgente. 

Em entrevista da Mobi7 com o Dr. Kesley Garcia de Oliveira, médico socorrista no SAMU de Maceió (AL), a manutenção preventiva também apareceu como um dos pontos a serem considerados para reduzir acidentes. “A manutenção dos carros está em um dos cinco primeiros fatores que mais podem causar acidentes – isso é quase uma certeza. Quando chegamos a um resgate aéreo, conseguimos ter uma visão de cima do acidente. A primeira coisa a ser feita é analisar a cinemática do trauma: como aconteceu a ocorrência e quais foram as prováveis causas, analisando a situação da cena. A grande maioria dos acidentes acontece por falha no automóvel, na mecânica, por falta de manutenção. Por exemplo, por não estar com a lâmpada ligada ou pela falta da seta., comenta Oliveira.

Principais pontos para considerar na manutenção preventiva da sua frota 

As manutenções preventivas consistem em um conjunto de ações tomadas antecipadamente, para diminuir a possibilidade de falhas mecânicas, acidentes, depreciação dos veículos e garantir que esses rodem em segurança. Dentro das revisões periódicas da sua frota, é importante ficar atento na avaliação de alguns itens principais dos automóveis para prevenir que problemas aconteçam. 

Para garantir a segurança de seus condutores, é indispensável estar atento a verificação do sistema de freios: a substituição do fluido deve ser feita periodicamente para retirada de impurezas que afetem sua capacidade, assim como a revisão de lonas e pastilhas – responsáveis pela fricção que imobiliza o carro. 

As partículas de sujeira acumuladas também podem interferir diretamente no funcionamento do motor, por isso é importante verificar sempre a recomendação do fabricante para as trocas de óleo e dos filtros, de ar ou combustível, e do sistema de arrefecimento, que equilibra a temperatura do motor. 

Nas revisões, fique atento a todo o sistema elétrico e bateria, e verifique o funcionamento de fusíveis, luzes, faróis, pólos e correias. Todos os componentes devem estar funcionando em harmonia para que o carro se locomova e possa sinalizar aos demais condutores suas ações no trânsito.  

Ainda nos pontos que devem ser considerados na hora de realizar a manutenção preventiva da sua frota, é fundamental dedicar uma atenção especial aos pneus. Seja a calibração incorreta, a falta de rodízio ou um pneu careca: esses são apenas alguns dos fatores que podem ocasionar grandes acidentes nas estradas. Por isso, invista tempo e atenção ao controle da condição dos pneus, assim como no alinhamento e balanceamento 

Manutenção preventiva reduz custos e previne acidentes 

Há três momentos principais para realizar a manutenção preventiva da sua frota. Primeiro, é importante seguir a recomendação do fabricante, que pode variar de acordo com o tempo de utilização do veículo ou sua quilometragem. Independentemente dessas revisões periódicas, é fundamental realizar manutenções preventivas antes e depois de viagens de longas distâncias.  

Para que a manutenção da sua frota esteja sempre em dia, é possível apostar em uma série de alternativas. Desde uma tabela de controle até métodos mais completos, como a solução de Gestão de Frotas da Mobi7. Fazer a gestão de manutenção de frota é um ponto crucial para que sua empresa, além de reforçar o cuidado com seus condutores, economize com manutenções corretivas – que por serem emergenciais, são mais custosas e podem tirar o veículo de circulação por mais tempo.  

Além da redução de custos  e do aumento na segurança, a manutenção preventiva ainda traz outras vantagens, como a garantia assegurada, a proteção contra a desvalorização do automóvel e o alívio no seguro do carro. 

Uma maneira simples de acompanhar a sua frota e a periodicidade das manutenções é pelo modelo de planilha de manutenção preventiva disponibilizado gratuitamente no site da Mobi7. Com este material, você poderá controlar com mais eficiência as manutenções dos seus veículos. 

Viu só como a manutenção preventiva é parte fundamental dos cuidados com a sua frota e como ela é importante para reduzir acidentes? Aproveite o Maio Amarelo para revisar e incluir esta e outras boas práticas na sua empresa e contribuir com um trânsito mais seguro.   

Durante o mês de maio, a Mobi7 está compartilhando uma série de conteúdos especiais sobre a segurança no trânsito e como você e os motoristas da sua frota podem ser responsáveis por uma mudança impactante. Parte da nossa campanha de Maio Amarelo consiste em oferecer condições especiais para planos de contratação da nossa plataforma de Gestão de Frotas efetivados durante o mês de Maio. Confira as vantagens de ter a Mobi7 como sua aliada e pratique o Respeito e a Responsabilidade na sua frota. 

×

Powered by WhatsApp Chat

×