gestor analisando dados em tablet

O que é rastreamento veicular e como ele funciona

Descubra como o rastreamento veicular funciona na prática 

Você provavelmente já ouviu falar sobre rastreamento veicular, aquele sistema que localiza e recupera veículos roubados, certo?  

rastreamento veicular pode sim localizar veículos em situação de roubo, mas essa tecnologia possui inúmeros benefícios, principalmente quando utilizada em automóveis corporativos.

controle dos abastecimentos e das manutenções, por exemplo, pode resultar em economia dos custos com o veículo, principalmente quando o empresário consegue relacionar essas informações com a forma como os motoristas dirigem o veículo, o conhecido comportamento de direção

Nós listamos 7 motivos para você começar a rastrear seus veículos: 

  1. Prevenção de acidentes 
  2. Redução de custos  
  3. Controle de abastecimento  
  4. Alertas de manutenção 
  5. Identificação dos motoristas  
  6. Gestão automatizada 
  7. Compartilhamento da frota 

Acesse o eBook 7 Benefícios do Rastreamento Veicular e conheça melhor cada um deles.

Mas o que você ainda pode não saber é como essa tecnologia funciona de fato, e aí surgem algumas dúvidas:  

Nós vamos responder todas essas perguntas abaixo, vem com a gente.

Dispositivo rastreador – o primeiro passo para rastrear um veículo 

É aqui que tudo começa, no dispositivo rastreador

Para a instalação do rastreador são utilizados apenas dois fios de energia para alimentação e um fio para ignição. 

Isso faz com que o dispositivo não seja invasivo e não interfira na garantia ou no funcionamento elétrico do veículo. Além disso, ele é instalado em um local sigiloso e de difícil acesso, para dificultar a localização em caso de roubo. 

Durante a instalação, o cliente também pode incluir acessórios opcionais além do rastreador: o acessório de bloqueio, que impede o funcionamento do motor quando bloqueado; e o acessório de identificação do motorista, que reconhece o condutor autorizado a dirigir o veículo e registra quem é o motorista em cada percurso. 

Essa identificação é realizada por meio de um chaveiro ibutton, que funciona como uma chave única e intransferível para cada colaborador. 

Todo dispositivo rastreador é composto por um GPS para obter a localização, uma tecnologia GSM ou Satelital para transmitir os dados obtidos, e inteligência embarcada, que permite obter uma telemetria ou o comportamento de direção

Conheça mais sobre eles nos tópicos seguintes.

GPS – Como obter a localização do veículo  

Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) é a tradução da sigla GPS, uma tecnologia que tem como objetivo a localização via satélite – por meio de um ou vários deles. 

Sua função é identificar a localização de um aparelho chamado receptor GPS que, por sua vez, envia um sinal para os satélites e depois de alguns cálculos consegue determinar sua posição.  

GPS funciona em qualquer lugar do planeta, mas precisa de visibilidade a céu aberto para registrar a localização correta. 

Em locais fechados, como estacionamentos cobertos e garagens subterrâneas, a qualidade do sinal diminui e pode até não existir. Outro fator que influencia é a quantidade de satélites para os quais o veículo está visível. Por isso, em uma cidade com edifícios altos ao redor o sinal também pode piorar.  

A precisão típica de uma localização GPS é de 10m, podendo chegar a até 2m em lugares de bom sinal. Além da localização em si, o GPS também fornece outras informações valiosas para o gestor de frotas, como a velocidade e a distância percorrida pelos seus veículos. 

Vamos ver como isso ajuda no rastreamento veicular no próximo tópico.

GSM ou satelital – Como transmitir os dados coletados para uma plataforma de gestão 

Depois que o dispositivo rastreador registra todos os dados da telemetria, do acelerômetro e do GPS, ele precisa transmitir a informação para os servidores da Mobi7 e, então, chegar até o cliente por meio da plataforma de gestão de frotas. 

Existem diversas maneiras de transmitir esses dados, mas duas tecnologias são as mais usadas: a transmissão via GSM ou satelital.  

tecnologia GSM é a mesma utilizada pelos aparelhos celulares, por isso o dispositivo tem um chip de uma operadora de telefonia e precisa estar em uma área de cobertura celular para transmitir os dados. 

Quando o veículo passar por uma área de sombra, em que não existe sinal, nenhuma informação é perdida, tudo fica armazenado na memória do dispositivo e é enviado na sequência, quando o veículo voltar para uma área de cobertura. 

Um rastreador com telemetria tem capacidade de armazenar cerca de 30 dias de dados sem perder nenhuma informação. 

Já a tecnologia satelital também utiliza satélites para se comunicar, mas são diferentes dos satélites GPS. Essa comunicação pode acontecer em qualquer lugar do mundo, não se limitando à cobertura celular, porém com a limitação de não funcionar em lugares cobertos ou subterrâneos. 

Essa tecnologia possui custo mais alto do que a anterior e tem uma capacidade de transmissão de dados menor.  

Telemetria e acelerômetro – Como traduzir as informações da direção 

Telemetria é definida como a arte de medir à distância. Tecnicamente, significa o processo de obtenção, processamento e transmissão de dados a longa distância.  

No universo do rastreamento veicular, o que chamamos de telemetria são as soluções mais avançadas que, além da localização, fornecem outras informações sobre o veículo e sobre o motorista que o conduz. 

Como já mencionado neste post, o GPS fornece a localização, a velocidade e as distâncias percorridas pelo veículo. E o dispositivo rastreador é conectado na bateria e na ignição para também fazer a leitura destes sinais, além de medir o comportamento de direção por meio do acelerômetro.  

Esta ferramenta é capaz de medir a aceleração sobre objetos e calcular qualquer força exercida sobre ele. Na Fórmula 1, essa é a tecnologia que mede a força G, a comparação entre a força centrípeta e força da gravidade, que resulta na pressão a qual um piloto é submetido ao fazer uma curva. 

Para a gestão de frotas, o acelerômetro é usado para capturar acelerações, frenagens e curvas bruscas. 

Mobi7 regula o acelerômetro de acordo com o tipo de veículo para levar em conta as diferentes acelerações entre um veículo de passeio e um caminhão, por exemplo. 

A partir dessas medições, a plataforma Mobi7 calcula uma nota para cada motorista e alerta o gestor de frotas sobre um possível aumento de custos, além de ressaltar o risco de acidentes de trânsito que podem ser causados por este comportamento, como capotamentos, tombamentos ou derrapagens.

Plataforma Mobi7 – como gerenciar os veículos com as informações obtidas 

Já aprendemos sobre como funciona a coleta de informações de um rastreador veicular, mas e agora: o que fazer com tudo isso?

Plataforma Mobi7 transforma dados brutos em relatórios claros e organizados

Os dados brutos levantados pelo rastreador não possuem muito valor se não forem tratados e convertidos em relatórios e indicadores mais claros para quem faz a gestão dos veículos. 

Por isso, essas informações entram no banco de dados da Mobi7 e, depois de avaliadas e consolidadas, são disponibilizadas em uma plataforma que pode ser acessada via web ou aplicativo.

Controle da jornada dos motoristas, controle de produtividade da frota, gestão da manutenção através da distância percorridanota e ranking de motoristas são alguns dos indicadores de alto nível que resultam de todo o processo de rastreamento veicular e ajudam na operação do cliente e na gestão de sua frota.

Agende uma demonstração gratuita do app Mobi7 com nossos especialistas e descubra como o rastreamento veicular pode otimizar a sua gestão de frotas. 

Por: Gabriela Broliani | Mobi7 | 2023 | Blogpost

gestor analisando dados em tablet

Protegido:

Mesmo com experiência, muitos gestores de frotas ainda cometem erros que aumentam custos e comprometem a produtividade. Descubra quais são

Plataforma de Telemetria: otimize sua frota com soluções inteligentes 

Ao gerir a sua frota, você já precisou lidar com custos de operação elevados e falta de produtividade e segurança,

Gestão de frotas: como a plataforma Mobi7 Localiza soluciona problemas de alta velocidade e desvios de rota? 

Você enfrenta desafios diários para garantir que a sua frota siga as rotas definidas e respeite os limites de velocidade? 

Papo especialista: Camilla Gusi conta como a plataforma otimiza a gestão 

Em um mundo com inovações constantes, o poder que a engenharia de dados tem de transformar operações comuns do dia a dia