O que é telemetria?

Descubra a diferença entre os termos telemetria e rastreamento veicular

2020

Blogpost | Gestão de Frotas

Segundo o dicionário da língua portuguesa, telemetria é uma palavra de origem grega definida como “arte de medir as distâncias por meio de telêmetro”. Isso significa que telemetria NÃO é, necessariamente, a medição de dados dos veículos?

Sim!

A tecnologia de medição de dados por meio de um sistema já é aplicada no setor industrial há algum tempo. Na chamada Indústria 4.0, que se refere ao uso das novas tecnologias nos processos industriais, é a telemetria que faz a ligação entre as máquinas da linha com a função de identificar erros, por exemplo.

Seguindo a mesma definição de medição de dados, a telemetria também pode ser utilizada dentro de uma casa, para medir a incidência de luz solar em determinado ambiente ou a taxa de umidade dentro de cada cômodo.

Telemetria e Fórmula 1

Mas o termo telemetria começou a ser relacionado com o setor da mobilidade com a Fórmula 1 e outros esportes automobilísticos. Quem nunca vibrou junto com a equipe da Ferrari, em uma plena manhã de domingo, assistindo os mecânicos tomarem uma decisão que fazia o piloto conseguir aquela ultrapassagem?

Por meio da transmissão de dados sem fio, as equipes conseguem ter acesso à situação dos carros durante a corrida, e com isso repensar a estratégia em tempo real para conseguir uma melhor colocação na competição. Depois do mundo “descobrir” essa tecnologia com o esporte, ela passou a ser aplicada no uso diário dos automóveis, para monitora tudo que acontece no veículo.

Telemetria e Gestão de Frotas

Aqui na Mobi7 nós gostamos bastante da seguinte definição: medição de parâmetros do veículo realizada por meio de um sistema, para acompanhá-lo em tempo real, onde quer que você esteja. 

Mas e daí, o que fazer com estes dados que foram medidos?

É neste momento que entra a gestão de frotas, uma atividade que tem como objetivo analisar as informações levantadas por meio da telemetria e utilizá-las a favor da empresa ou da pessoa que utiliza estes veículos.

Neste caso, as informações de driver behavior, ou comportamento de direção do motorista, são cruciais para que você possa realmente intervir no uso do veículo, conscientizando os colaboradores que dirigem tendo como base os dados registrados por essa tecnologia.

Telemetria x Rastreamento x Monitoramento

Dentro do segmento de gestão de frotas, a telemetria vai além do simples rastreamento de veículos ou monitoramento da frota.

O monitoramento é o ato de monitorar e controlar aqueles veículos, e isso pode ser feito de forma mais manual, com planilhas de Excel por exemplo, sem necessariamente precisar de uma tecnologia de telemetria.

Já o rastreamento veicular é puramente o ato de saber a localização do veículo e, muitas vezes, é relacionado a um serviço de recuperação de um veículo roubado. Para isso, você também não precisa da telemetria, um sistema bem mais simples de localização já resolve o problema.

A principal diferença entre os sistemas de rastreamento e telemetria é que, na telemetria, além do dispositivo rastreador a tecnologia agrega o chamado acelerômetro. A gente já explicou um pouquinho mais sobre estas tecnologias no post O que é rastreamento veícular e como ele funciona.

Portanto, esteja sempre atento ao pesquisar sobre os equipamentos de rastreamento e telemetria veicular. Se você precisa ter acesso às informações mais qualitativas sobre o uso do seu veículo, a telemetria é a melhor opção.

E você sempre pode contar com a Mobi7 para isso 😉

×