Prós e contras de plotar sua frota

Entenda os motivos para fazer o envelopamento dos seus veículos

Por Mobi7

2022

Blogpost

Plotar ou não plotar a frota de sua empresa, eis a questão. A plotagem automotiva, ou envelopamento, é uma solução que consiste em aplicar um adesivo sobre a lataria do veículo.

O recurso pode ser uma ótima opção para divulgar sua marca, considerando que o veículo circula por diversos locais diariamente. Mas, se seus automóveis transportam itens valiosos, pode ser uma má ideia, pois aumenta o risco de roubo. Para ajudar na tomada de decisão, reunimos aqui os prós e os contras de plotar sua frota.

Confira abaixo!

Prós

1. Publicidade móvel

Quando se trata de criatividade na hora de divulgar sua marca, a plotagem é uma ótima opção. Se o veículo é identificado com seu logo e traz informações de contato, pode funcionar como uma ferramenta de comunicação visual, pois é visto por diversos motoristas e pedestres. Assim, pode auxiliar ainda na circulação, visibilidade e na construção de sua marca ao longo do tempo.

2. Conscientização dos condutores

A identificação da frota com a sua marca pode também levar os motoristas a refletirem sobre sua conduta no trânsito e entenderem que eles estão a serviço da empresa, considerando que estão conduzindo um veículo identificado e que possíveis reclamações podem afetar diretamente sua posição na empresa e a reputação do negócio como um todo.

3. Credibilidade

Na hora de uma entrega, ver um automóvel com o logo da sua marca pode transmitir para o cliente uma sensação de segurança, além de demonstrar profissionalismo e seriedade, associando confiabilidade ao seu negócio.

4. Proteção da pintura

Em casos de envelopamento total, o material adesivo pode proteger a pintura do veículo de ações do tempo e arranhões superficiais, o que garante o valor de mercado e prolonga a vida útil do automóvel.

Contras

1. Risco de roubo da carga

Em caso de transporte de itens valiosos, a plotagem não é recomendada por tornar fácil a identificação do veículo e do que está sendo transportado nele, aumentando muito o risco de assaltos e roubos.

2. Cuidados redobrados com a manutenção

Automóveis adesivados requerem uma atenção maior na hora da manutenção, principalmente quando se trata de lavagem e abastecimento.

No caso da limpeza, não são recomendadas lavagens automáticas, assim como não é indicada a utilização de lavadoras de alta pressão, pois podem danificar tanto o adesivo quanto a lataria.

Caso a plotagem seja muito próxima ao tanque de combustível, é necessário um cuidado redobrado, pois as manchas podem danificar a película de forma permanente.

Além disso, se o envelopamento for parcial, é indicado a utilização de cera com proteção solar nas áreas em que o adesivo não cobre, para evitar diferenças de cor quando a película for removida.

3. Atenção à legislação

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), quando a plotagem é superior a 50% do veículo, resultando na modificação da cor da pintura original, é necessário solicitar alteração na documentação. E isso gera um custo, pois a alteração só é possível mediante o pagamento de uma taxa junto ao órgão.

O não cumprimento da regra é considerado uma infração grave, resultando em multa e cinco pontos na CNH.

4. Fácil identificação de má conduta no trânsito

Assim como o envelopamento pode ajudar na conscientização dos condutores, também pode causar um efeito reverso. Quando o condutor não tem uma direção exemplar, pode acabar afetando a imagem da sua marca.

A maior preocupação na hora de decidir se vai ou não plotar sua frota deve ser em relação à manutenção e ao monitoramento desses veículos, para garantir que não haverá nenhum custo extra a ser considerado no orçamento.

Para facilitar a gestão e monitoramento da frota de sua empresa, a Mobi7 oferece o sistema de telemetria que coleta e analisa dados, permitindo acompanhar diversos indicadores de desempenho. Entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração gratuita da nossa plataforma.

×