Renovação da CNH após a pandemia; veja como funciona

Com o retorno das atividades, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou as datas de renovação da CNH em 2021 e 2022 em São Paulo (SP). Devido à pandemia, o processo ficou em pausa e muitos motoristas estão, legalmente, circulando com a carteira vencida. 

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

A normalização da vida das pessoas e das empresas depois da vacina fez com que as frotas voltassem a trafegar normalmente – ou quase – pelas estradas e cidades. 

Com isso, um ponto muito importante para o gestor de frotas prestar atenção é se todos os condutores dos veículos da frota estão com as carteiras em dia. 

No dia 9 de novembro de 2021, o Cetran publicou portaria com o restabelecimento dos prazos para renovação da CNH da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) vencidas entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2021 em São Paulo (SP). 

Para além da renovação, a portaria também dispõe sobre as notificações nos processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação já expedidas. As datas finais de apresentação de recurso que estavam previstas para o período de 1º de março de 2021 a 16 de novembro de 2021 foram prorrogadas para 31 de dezembro de 2021. 

Saiba mais sobre o processo de renovação da CNH pelos estados do Brasil: 

Como funciona a renovação da CNH em 2021/2022 (todos os estados)?

Para realizar a renovação da CNH, o motorista não pode ter nenhum bloqueio da CNH ou suspensão por multas. Se tiver processos administrativos em andamento, não há problema, desde que ele não tenha sido finalizado sem a regularização da pendência. 

A renovação da CNH pode ser realizada pela internet, por meio do portal do Detran ou aplicativo do Detran do seu estado, ou, ainda, presencialmente nas autoescolas (CFCs) e nas unidades de atendimento do Detran. 

Como solicitar a renovação da CNH

Na internet:

  1. Solicite a renovação da carteira de motorista
  2. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
  3. Faça a captura biométrica (digitais), foto e assinatura, quando necessário
  4. Agende os exames médicos
  5. Agende os exames de EAR (Exerce Atividade Remunerada) e/ou toxicológico, se necessário
  6. Faça os exames

No aplicativo do Detran (se o Detran do seu estado tiver app):

  1. Baixe o aplicativo Detran
  2. Solicite a renovação da carteira de motorista
  3. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
  4. Faça a captura biométrica (digitais), foto e assinatura, quando necessário
  5. Agende os exames médicos
  6. Agende os exames de EAR (Exerce Atividade Remunerada) e/ou toxicológico, se necessário
  7. Faça os exames 

Nas autoescolas (CFCs) ou nas unidades de atendimento do Detran:

  1. Encontre uma autoescola ou uma unidade de atendimento perto de você.
  2. Agende um horário para atendimento
  3. Apresente documento oficial com foto e CPF
  4. Apresente comprovante de endereço
  5. Solicite a renovação da carteira de motorista
  6. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
  7. Faça a captura biométrica (digital), foto e assinatura, quando necessário
  8. Agende os exames médicos
  9. Agende os exames de EAR (Exerce Atividade Remunerada) e/ou toxicológico, se necessário
  10. Faça os exames

Lembrando que motoristas profissionais das categorias C, D ou E precisam, antes de tudo, marcar exame toxicológico em clínicas credenciadas. De acordo com a Nova Lei de Trânsito, todos os condutores dessas categorias com menos de 70 anos precisam ser submetidos a novo exame a cada período de dois anos e seis meses. 

Se o condutor desejar a renovação da CNH das categorias A e B, ele precisa marcar uma consulta com médico credenciado pelo Detran, sendo que motoristas profissionais destas categorias também precisam realizar exame psicológico. 

Para substituir a CNH física, é possível ainda utilizar a CNH digital, depois de renovada. 

Aumento da validade da CNH

Com a Nova Lei de Trânsito, a novidade é que depois que renovada, a CNH valerá por mais tempo. Agora, a periodicidade dos exames para a renovação da carteira nacional de habilitação varia de acordo com a idade do condutor, o que impacta diretamente na gestão de frotas da sua empresa.

Motoristas com até 50 anos de idade podem fazer a renovação a cada 10 anos. Aqueles que têm entre 50 e 70 anos, renovam a cada 5 anos. E os condutores acima de 70 anos precisam renovar a cada 3 anos. 

Gestor de frotas, lembre-se: se o condutor for pego dirigindo com a habilitação vencida há mais de 30 dias é considerada infração gravíssima com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos! 

Portanto, revise os vencimentos das carteiras dos seus condutores, para evitar gastos e infrações desnecessárias. E caso precise de ajuda, conte com a ferramenta de gestão de frotas da Mobi7, em que é possível cadastrar e consultar a validade das carteiras de cada um dos condutores para ajudar no controle e otimizar o funcionamento da operação. 

×