A urgência pela equidade de gênero na gestão de frotas 

Entenda a necessidade da equidade de gênero no ambiente corporativo e, em especial, na gestão de frotas. 

Por Mobi7

2024

BlogPost

A equidade de gênero no mercado de trabalho ainda é um desafio. A história nos conta que o próprio ingresso da mulher nesse ambiente foi tardio e de forma involuntária. 

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial e a saída dos homens rumo ao embate bélico, suas companheiras foram obrigadas a buscar o próprio sustento e da sua família. Esses foram os primeiros passos da mulher rumo ao mercado de trabalho.  

Com a Revolução Industrial e a consolidação do sistema capitalista, mulheres e crianças se fizeram necessárias na cadeia produtiva. Porém, para elas, restavam apenas as atividades menos prestigiadas, assim como uma remuneração infinitamente inferior se comparada à dos homens.  

De lá para cá, foram muitos os avanços conquistados, mas também muitos outros obstáculos foram apresentados para a mulher moderna, sendo necessário estar em contínua luta e busca por direitos. 

A representatividade feminina no mercado de trabalho 

A representação por gênero no mercado de trabalho ainda não é igualitária. Entender esse contexto e pensar em caminhos possíveis para promover essa equidade é necessário, principalmente quando falamos de gestão de frotas. 

Afinal, tradicionalmente, esse é um ambiente de maioria masculina e que vem ganhando, aos poucos, a inserção da presença feminina. Seja como motorista, seja como analista, seja como gestora, a mulher avança também no campo da gestão de frotas. 

Os desafios da mulher na gestão de frotas

A presença feminina vem se consolidando no ambiente corporativo e na gestão de frotas. Embora os ambientes sejam ainda predominantemente masculinos, a percepção é de que as mulheres estão cada vez mais presentes. 

Segundo o Relatório de Cargos e Salários, do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), 46% das mulheres que trabalham com gestão de frotas são chefiadas por outras mulheres. O número é animador, mas não podemos perder de contexto o quão desafiador ainda é para que mulheres (e principalmente mães) estejam em igualdade nesses locais. 

Vejamos abaixo os principais desafios da mulher contemporânea no ambiente corporativo. 

Dificuldade em conciliar carreira e família 

Sem dúvidas, a maior dificuldade enfrentada pelas mulheres no mercado de trabalho é o retorno salarial. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o salário da mulher é 22% menor se comparado ao salário de um homem no mesmo cargo.  

Falta de suporte ou mentoria 

É importante, para qualquer profissional, que a empresa ofereça espaço de desenvolvimento de habilidades. No caso das mulheres, é importante que a empresa se sensibilize a promover iniciativas para a equidade de gênero.

Iniciativas que promovem a equidade de gênero na gestão de frotas 

Muitas são as empresas que contratam homens e mulheres independentemente de gênero. Listamos aqui algumas importantes ações que essas organizações estão implementando como estímulo a pluralidade de gênero em seu ambiente. 

  • Programas de incentivo: ações que buscam trazer e manter mulheres nas organizações, desenvolvendo suas habilidades e promovendo oportunidades de crescimento. 
  • Ambiente acolhedor: adoção de políticas de diversidade e inclusão, que garantem que o ambiente de trabalho seja justo e igualitário para homens e mulheres. 
  • Investimento de tempo e dinheiro: comprometimento com o nivelamento salarial entre os gêneros, adoção de programas de retenção de mães e de promoção a diversidade. Todos devem estar engajados nesse sentido, incluindo as diretorias e os tomadores de decisão. 

Contratar mulher importa!

Algumas empresas buscam por essa equiparação de gênero por estratégia. Outras buscam por adequação ao contexto social. Já as empresas que estão sempre um passo à frente percebem uma oportunidade de agregar valor ao seu produto ou serviço. 

Por serem cobradas desde a infância, as mulheres são mais organizadas e detalhistas. Normalmente desenvolveram maior habilidade no trato com o outro e sua capacidade de negociar é irretocável. 

Um outro ponto muito relevante é o fato de que as mulheres se especializam tecnicamente e se aprofundam nos estudos mais do que os homens. Como precisam estar sempre provando que são capazes, buscam estar sempre atualizadas, não oferecendo margem para contestações. 

A Mobi7 Localiza apoia a equidade de gênero em qualquer ambiente 

Ser uma empresa estratégica é estar sempre alinhada às necessidades da sociedade. É entregar as melhores soluções aos seus clientes, mas estar atento às transformações da humanidade, acompanhando o seu rápido desenvolvimento. 

A Mobi7 Localiza sente um enorme orgulho de todas as representações femininas que compõem o seu time. Independentemente da posição hierárquica ocupada, reconhecemos que, sem a forte presença feminina em nosso cotidiano, não seríamos a empresa que somos hoje. 

Apoiamos qualquer causa que fomente a diversidade e a inclusão. Afinal, acreditamos que o melhor resultado é sempre aquele composto por diferentes fragmentos que se complementam e formam a solução perfeita. 

Fica aqui todo o nosso agradecimento a todas as mulheres, em especial aquelas que fazem parte da Mobi7 Localiza, compartilhando todos os dias conhecimento e alegria. Parabéns, mulheres! Vocês são insuperáveis!  

Saiba mais sobre a essência Mobi7 Localiza e todos os seus valores aqui! 

×