O que é Gestão de Frotas e por que você precisa aplicar no seu negócio

Saiba por que a Gestão de Frotas vai além da administração do uso de veículos corporativos

2020

Blogpost | Gestão de Frotas

Gestão de frotas é o termo utilizado para o setor ou a atividade de gerenciamento de veículos dentro das empresas, mas quem não é um gestor de frotas talvez não saiba que este trabalho vai muito além! Muitas empresas, ao invés de ter um colaborador realizando esta atividade internamente, preferem terceirizar o serviço, ou até mesmo não fazem essa gestão, e por isso acabam não sabendo como a gestão de frotas pode fazer diferença no negócio como um todo.

Gestão de frotas vai muito além do gerenciamento dos veículos corporativos

Neste material, vamos explicar como a gestão de frotas envolve três quesitos:

  • Gestão de ativos;
  • Gestão da operação logística;
  • Gestão do time de campo.

Gestão de ativos

A gestão dos ativos de uma empresa é a principal atividade realizada por um gestor de frotas. Aqui, consideramos “ativos” todos os veículos que a companhia possui, sejam automóveis, motos, caminhões, ônibus, utilitários ou até máquinas pesadas, utilizadas em operações agrícolas ou da construção civil. Para realizar essa gestão de ativos com qualidade, o encarregado precisa controlar três itens básicos dos veículos: as manutenções, os abastecimentos, e os custos – gerados principalmente pelos dois itens anteriores.

O controle das manutenções é necessário para manter a conservação do veículo, que sofre desgastes naturais devido ao uso no dia a dia de uma empresa. Quando a manutenção preventiva, comumente chamada de “revisão”, não é feita na data correta, o automóvel corre o risco de estragar e precisar de uma manutenção corretiva. Este conserto geralmente é mais caro e ainda faz com que o veículo pare de rodar sem um planejamento prévio, o que compromete a operação.

O controle dos abastecimentos é importante para avaliar e otimizar o consumo de cada veículo. Este consumo está diretamente ligado à forma como o motorista dirige e à condição de alguns componentes mecânicos cujas manutenções são indispensáveis, além do modelo do automóvel e do tipo de combustível que é utilizado.

E tudo isso custa dinheiro! Então, administrando bem os ativos, o gestor consegue controlar os gastos e ainda trazer economia para a empresa.

Pensando no gestor de frotas, nós preparamos um modelo de planilha de manutenção preventiva da Mobi7 para que você planeje as manutenções dos seus veículos com mais eficiência!

Mas se você quer fugir das planilhas e focar em análises que realmente importam, a Mobi7 possui um sistema que integra a telemetria e o rastreamento veicular, permitindo o controle automatizado das manutenções e abastecimentos. Ficou curioso para conhecer mais sobre a nossa plataforma? Agende uma demonstração, clicando no botão abaixo!

Gestão da operação logística

Empresas que utilizam veículos para realizar suas atividades básicas precisam gerenciar a logística de como esses transportes acontecem. Afinal, a frota de veículos também deve manter sua produtividade e realmente dar suporte àquele negócio!

Uma padaria, por exemplo, precisa buscar suprimentos básicos para a loja produzir seus pães; uma lavanderia pode oferecer o serviço de leva e traz para agregar valor perante seus clientes; o mesmo pode ser aplicado para um pet shop que faz banho e tosa de animais de estimação. O que aconteceria se esses três negócios – a padaria, a lavanderia e o petshop – não planejassem sua operação logística?

Gestão da operação logística garante a produtividade da frota

            A primeira consequência, com certeza, seria o gasto excessivo! Sem uma roteirização, planejamento e controle dos trajetos, a empresa pode gastar muito mais com combustível, além de perder tempo no trânsito de forma desnecessária e precisar de mais recursos, como mais um veículo para dar conta dos transportes no dia.

            Uma boa gestão da operação logística também permite que o empresário acompanhe o andamento das visitas que seu motorista realiza! Com isso, ele consegue planejar uma entrega a um cliente que deve ser feita até determinado horário, ou garante que todas as visitas aos fornecedores sejam realizadas naquele determinado dia.

Gestão do time de campo

Por fim, mas não menos importante, a gestão de frotas ainda pode colaborar com a gestão do time de campo!

Quem trabalha com recursos humanos e gestão de pessoas sabe os cuidados necessários para gerenciar uma equipe dentro de um escritório, mas você já imaginou como isso se torna ainda mais delicado quando o seu time está na rua, diariamente?

A gestão de colaboradores externos se baseia muito na confiança entre o funcionário e o gestor, e isso é muito importante para manter o bom relacionamento dentro da equipe. Mas controlar a jornada de trabalho e garantir que o funcionário cumpra com a carga horária acordada é o menor dos problemas quando este colaborador passa o dia no trânsito.

Por isso, a gestão de frotas tem a função de levantar dados de comportamento de direção do motorista, analisar as ofensas que ele pode ter realizado no trânsito, acompanhar a velocidade que ele costuma trafegar, tudo para evitar multas e infrações que podem custar caro para a sua empresa e ainda prevenir acidentes de trânsito que possam colocar em risco aquele colaborador.

Ainda pensando no gestor de frotas, também preparamos um modelo de documento gratuito que vai ajudar a orientar seu time de campo sobre o uso dos veículos, a chamada política de frota! Basta fazer o download e adaptá-lo para as regras da sua empresa.


×