Calculando as horas do veículo: como seu sistema de rastreamento de veículos pode ajudar

Uma das principais vantagens que um sistema de rastreamento de veículos oferece é a total transparência de sua frota, independentemente de você ter várias centenas ou poucos veículos. Isso inclui a função de ser capaz de ver como seus veículos estão em uso, mas também de determinar o quanto eles estão sendo usados. 

2021

Blogpost | Dicas | Gestão de Frotas | Manutenção | Manutenção de veículos | Mobi7 | Rastreamento veicular

O cálculo de horas-máquina, fornece informações para todos os veículos da sua frota e para todas as máquinas usadas com frequência. A capacidade de calcular as horas da máquina tem muitas vantagens, desde a segurança do funcionário até questões de garantia e planejamento de manutenção. 

Cálculo do hodômetro e da hora do veículo: uma visão abrangente   

Com a ferramenta da MOBI7, é possível ver o quanto seus veículos estão sendo usados. A quilometragem calculada a partir das distâncias registradas pelo rastreador é uma boa medida de quanto tempo o veículo foi usado. 

No caso de veículos especiais, como tratores e escavadeiras, no entanto, as leituras do hodômetro são menos informativas. Como esses veículos têm um alcance limitado e geralmente são usados apenas em um canteiro de obras, as leituras do hodômetro não são um indicador adequado de quanto estão sendo usados. 

Para empresas de táxi ou aluguel de automóveis, onde os motoristas costumam ligar o motor enquanto esperam pelos clientes, o cálculo do tempo parado ligado é mais bem aplicado com base no tempo de funcionamento do motor Fornecendo informações sobre quanto tempo o motor ficou ligado em determinado período de tempo, você poderá observar se os motoristas estão permanecendo parados com o motor ligado e evitar desperdício de combustível na sua frota.  

Monitoramento de horas de máquinas para segurança dos funcionários 

Saber há quanto tempo os motores de seus veículos estão funcionando tem vantagens claras, como: 

  • Monitoramento do desgaste do veículo por longos períodos de tempo 
  • Manter o cronograma de manutenção 
  • Prova de que o equipamento não é usado após o trabalho 
  • Garantia de que os tempos de uso não são excedidos e que sua garantia permanece válida 
  • Evitar desperdício de combustível 

Registrar as horas da máquina também pode ajudar a proteger seus funcionários, garantindo que eles não sejam expostos à vibração excessiva da máquina enquanto trabalham. 

As vibrações de corpo inteiro, que se propagam aos trabalhadores através dos assentos ou piso das máquinas de trabalho quando eles se movem em superfícies irregulares, podem causar uma variedade de problemas de saúde, principalmente dores nas costas. Quanto mais tempo um funcionário trabalha nesses veículos, maior o risco de problemas de longo prazo. No Brasil, existem regulamentos sobre saúde e segurança ocupacional que as empresas devem seguir. 

Com o registro das horas do veículo, o gerente de frotas pode saber exatamente há quanto tempo um veículo está em operação para determinar quanto o motorista foi exposto à essas vibrações. Isso não só contribui para a segurança do funcionário, mas também garante que você cumpra os regulamentos legais. 

Leia aqui como analisar a produtividade dos seus veículos para garantir o melhor rendimento da sua operação. 

Como calcular o tempo de funcionamento do motor? 

Por que comprar e manter vários dispositivos quando um único dispositivo de rastreamento de veículos pode fazer tudo? 

Mesmo quando os medidores inteligentes se tornam obsoletos, o software de um sistema de rastreamento de veículos é atualizado constantemente para que você não precise comprar novas versões conforme a tecnologia muda e evolui. 

Os contadores de horas do motor são uma ferramenta útil para veículos usados com frequência, você pode utilizar a plataforma MOBI7 para o cálculo do total de horas que o motor ficou ligado, esse dado aparece no relatório de produtividade e também no alerta de tempo parado ligado. Assim, terá uma visão geral ainda melhor da operação de sua frota e poderá calcular facilmente o tempo de funcionamento do motor e, assim, proteger melhor seus funcionários. 

 

×