Estudo revela o comportamento de direção de condutores. Descubra como os brasileiros dirigem

O Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro revela um dado assustador em relação ao comportamento de direção de condutores: 90% dos acidentes de trânsito são causados por problemas relacionados ao comportamento do motorista!

Por Mobi7

2021

Blogpost | Mobi7

Realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) – do qual a Mobi7 faz parte como empresa parceira Laço Amarelo – e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), esse estudo integra um cenário , já que a pesquisa mundial foi realizada, também, na Austrália, China, Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

O Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro foi citado no Webinar realizado pela Mobi7 sobre redução de custos e aumento de produtividade da frota. O evento online e gratuito contou com a participação da Camilla Gusi, do time de produtos da Mobi7, e do Mauro Gil, vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Particularidades do estudo do comportamento de direção de condutores no Brasil

Aqui no Brasil, o comportamento de direção de condutores foi analisado a partir da observação de dez motoristas, com diferentes níveis de experiência. Essas pessoas tinham entre 21 e 48 anos, sendo seis homens e quatro mulheres. O monitoramento ocorreu entre agosto de 2019 e janeiro de 2021, totalizando 17 meses de acompanhamento, 140 horas de direção e 3,5 mil quilômetros percorridos.

O monitoramento ocorreu entre agosto de 2019 e janeiro de 2021, totalizando 17 meses de acompanhamento, 140 horas de direção e 3,5 mil quilômetros percorridos. 

Os carros foram monitorados com duas câmeras externas, uma câmera interna e um computador interno. A partir disso, foi possível avaliar o desempenho e a condução dos motoristas, a partir de informações como: comportamento de risco, influência do ambiente e velocidade. 

“Depois de um tempo, essas pessoas esqueceram que estavam sendo monitoradas e começaram a dirigir normalmente. Aí, então, conseguimos começar a entender o real comportamento de direção de condutores”, explica o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil.

Características do comportamento de direção de condutores

1 – Uso constante de celular

De acordo com o estudo, o uso do celular teve uma duração média de 28,51 segundos e ocorreu em quase 60% das viagens, correspondendo, em média, a 7% do tempo total de viagem. 

Os condutores brasileiros apresentaram mais casos de uso do celular do que comparado com a Holanda e os Estados Unidos, e a porcentagem de tempo total de viagem ficou entre os valores da América do Norte e da Europa. A maior parte do uso se dá pelo condutor vendo e rolando a tela, seguida de segurando e falando e ouvindo. 

Por outro lado, foi observado que a maior porcentagem de tempo usando o celular foi na faixa entre zero e 5 km/h e as menores frequência de uso e tempo do celular foram observadas para velocidade acima de 20 km/h.

2 – Proibição de estacionamento e radares com impacto positivo na redução da velocidade

A proibição de estacionamento e a presença de dispositivos de fiscalização eletrônica (radar) são fatores favoráveis ao não excesso do limite de velocidade.

A oportunidade de exceder o limite de velocidade é menor quando a densidade do tráfego é maior, e isso ocorre nos horários em que há proibição de estacionamento.

3 – Comportamento de compensação dos motoristas após passarem pelo radar

Embora os radares excessos de velocidade, após passarem por eles os motoristas aumentam a velocidade, inclusive em valores maiores aos que estavam trafegando antes da fiscalização. Isso pode estar associado a um comportamento de direção de condutores relacionado à compensação.

4 – Redução de velocidade nas curvas

As velocidades dos motoristas durante a curva são reduzidas se comparadas com as velocidades anteriores e após a curva, demonstrando o impacto das curvas horizontais no cenário urbano.

5 – Impacto emocional significativo na direção de motoristas de aplicativos

Foram analisadas cinco características de sentimentos experimentados no trânsito que contribuem para uma preconização do ambiente de trabalho: agressividade, ansiedade, cansaço, medo e tensão.

Os resultados emocionais são associados às declarações do motorista de aplicativo, evidenciando um cenário de precarização do trabalho, o que, consequentemente, afeta o desempenho do condutor.

Como cuidar do comportamento do condutor na prática?

A partir desses resultados, é possível observar que o trânsito é um ambiente pouco seguro, no qual a maioria dos motoristas tem atitudes ofensivas. E esse é o ambiente em que as frotas de diversas empresas estão também inseridas diariamente, daí a importância de monitorar o comportamento dos condutores de forma constante.

Além de prezar pela segurança e por um trânsito mais saudável, esse tipo de ação permite que os gestores consigam economizar na operação e aumentar o engajamento da sua equipe.

A Mobi7 te ajuda a analisar o comportamento de direção de condutores para que sua frota esteja mais segura. Agende uma demonstração para conhecer na prática como nossa ferramenta funciona!

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