A gestão inteligente e o uso da função Ranking 

Descubra como a função Ranking pode contribuir para uma gestão de frotas mais eficiente, inteligente e segura. Confira aqui!  

Por Mobi7

2024

BlogPost

Uma gestão inteligente de frotas envolve, necessariamente, um fluxo considerável de informação. É exatamente isso que a função Ranking da plataforma Mobi7 Localiza oferece aos seus clientes: métricas abrangentes de diversos fatores que podem influenciar o desempenho de qualquer frota. 

Com esse recurso, é possível perceber com profundidade como se dá a performance da frota, analisando o motorista de forma individualizada e levando em consideração suas ações e/ou omissões na direção. 

Dessa forma, o gestor pode direcionar com mais eficiência e assertividade seu planejamento de condutas, conferindo à sua gestão inteligência e dinamismo. 

Um panorama do trânsito brasileiro 

Segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil atingiu a marca de 115.116.532 veículos em circulação. Se comparado com dados da mesma pesquisa de 2006, que registrava 45.029.257 veículos, houve um aumento de 155,65% em 16 anos, um número realmente impressionante. 

Quanto mais carros em circulação, maior é a necessidade de se reforçar a atenção no trânsito. Prova disso são os números alarmantes de acidentes registrados em 2022. Um estudo feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) contabilizou um pouco mais de 52 mil vítimas, somente em estradas federais. 

A pesquisa mostrou que, dos 64 mil incidentes ocorridos nessas vias, 25% estão relacionados a ausência de reação por parte do motorista na direção. Ou seja, é imperativo pensar em estratégias que aprimorem o comportamento dos condutores, a fim de preservar vidas e obter um trânsito mais seguro. 

 

Como a tecnologia impacta a segurança no trânsito  

As inovações tecnológicas dos últimos tempos permitiram que a luta por um trânsito mais saudável avançasse de forma significativa. Um exemplo disso são os semáforos inteligentes, capazes de ajustar sua programação conforme o volume de tráfego de determinada localidade, em tempo real. 

Isso contribui para um fluxo de veículos mais dinâmico, evitando aglomerações ou bloqueios nas vias e potencialmente uma menor incidência de acidentes. É a tecnologia trabalhando a favor da vida! 

A AI (artificial intelligence) e a IOT (internet of things) também entram nesse pacote de tecnologias capazes de alterar de forma significativa a compreensão que temos do que é e como funciona um trânsito atualmente.  

Na região norte do México, o índice de óbitos despencou após a implementação do uso dessas novas tecnologias através da nova carteira eletrônica de motorista. O documento permitiu mais agilidade no acesso às informações dos motoristas, tornando o processo de fiscalização mais eficiente. 

Além disso, conferiu às seguradoras de veículos uma base de condutores e todo seu perfil comportamental na direção. Essas empresas estabeleceram premiações para os motoristas com comportamento seguro, oferecendo descontos consideráveis na contratação dos seus serviços. 

As plataformas de gestão de frotas: um caminho na construção de um trânsito saudável 

As plataformas de gestão de frotas podem, de forma efetiva, contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e saudável. 

Por possuir um grande volume de informações, as plataformas apresentam métricas de qualidade que traduzem os movimentos de cada região, a partir do comportamento individual de cada condutor. 

Na plataforma Mobi7 Localiza é possível coletar dados sobre: 

  • Atitude do condutor: toda a performance do motorista é coletada, transformando números em análise e estratégia para o desempenho da frota. 
  • Histórico de trajetos: permite acompanhar o percurso realizado pela frota, identificando localidades com maior incidência de multas e/ou desgaste do ativo. 
  • Abastecimento: nesse plug a missão é controlar o abastecimento da frota, centralizando as informações e focando a redução de custos.  
  • Controle de manutenção: para uma maior longevidade dos ativos, é preciso planejar as manutenções no tempo correto, evitando substituições e paradas desnecessárias. 

Dessa forma, esses ambientes se tornam grandes aliados nas mais diversas estratégias que visam um trânsito de maior qualidade, além de otimizar a gestão da frota.  

É nesse cenário que surge a necessidade de analisar de forma mais crítica o comportamento individual de cada condutor. A implementação de um sistema de classificação de motoristas pode contribuir nesse sentido. 

Entendendo os objetivos do ranking do motorista 

O ranking do motorista é um processo de avaliação e classificação dos condutores que integram uma frota de veículos, baseado em critérios pré-definidos. 

A ideia desse tipo de recurso é quantificar a performance de forma individualizada, identificando possibilidades de melhorias e reconhecimento de boas práticas na direção.  

O objetivo principal do programa é promover uma cultura de responsabilidade e motivação entre os motoristas. Além disso, essa categorização dos condutores oferece às empresas métricas valiosas sobre o desempenho da frota, o que pode auxiliar na tomada de decisão estratégica. 

Vantagens da classificação dos condutores 

Os benefícios de implementar uma classificação dos motoristas são inúmeros, mas podemos destacar alguns. 

SEGURANÇA NAS ESTRADAS:

Por meio das informações geradas pelo comportamento do condutor, o gestor pode identificar atitudes não seguras na direção, aplicando ações direcionadas. Os treinamentos e as reciclagens são excelentes estratégias nesses casos, pois promovem conscientização, colaborando para a segurança no trânsito. 

QUALIDADE DO SERVIÇO:

O motorista com comportamento responsável na direção é reconhecido e pode ser recompensado, resultando em colaboradores mais motivados e engajados. Isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado. 

REDUÇÃO DE CUSTOS: 

Com acesso aos dados de comportamento do motorista, o gestor movimenta a rota focando a otimização. As manutenções e a forma de abastecimento são fortes exemplos de que informação e planejamento podem impactar positivamente o financeiro de uma empresa, de forma a reduzir custos. 

A função ranking na plataforma Mobi7 Localiza

O Relatório Ranking do Motorista é uma métrica mensal, em que todos os condutores iniciam a contagem com nota 100. A partir do seu comportamento diário, os descontos são aplicados e pode chegar até zero. 

Todo o comportamento do motorista é registrado pela plataforma. Acelerações, frenagens, curvas e excesso de velocidade são dados coletados e analisados. 

Internamente, a conduta do motorista é nomeada de “ofensas de trânsito”, que tem pesos diferentes a depender da gravidade da ação. 

Acelerações, curvas e frenagens são classificadas como moderadas ou bruscas. As ofensas bruscas têm peso maior na nota final do condutor, afinal contribuem para um trânsito mais ofensivo e devem sempre ser evitadas. 

Já o excesso de velocidade vai ter sua compensação feita a depender do tempo que a alta aceleração ficou registrada na plataforma. Ou seja, quanto maior o tempo em alta velocidade, maior será o desconto de pontos do motorista. 

Ao final do mês, uma nota é gerada e atribuída a cada motorista, levando em consideração a quilometragem total de rodagem e o seu número de ofensas no mesmo período 

Confira como esses descontos acontecem na nossa plataforma: 

  • Aceleração, curva ou frenagem moderada cometida dentro de 100 km rodados = perde 0,5 pontos. 
  • Aceleração, curva ou frenagem brusca cometida dentro de 100 km rodados = perde 5 pontos. 
  • Excesso de velocidade cometido dentro de 100 km rodados = para cada 5 segundos, perde-se 5 pontos. 

Certamente você ficou muito interessado em como esse programa pode contribuir de forma positiva para o seu negócio. E, pensando nisso, vamos deixar aqui um convite EXCLUSIVO do nosso time comercial: Que tal conhecer de perto a nossa plataforma?  

É um encontro rápido, agendado e gratuito, feito para você viver a experiência do que é ser um cliente Mobi7 Localiza.  

Agende agora e se surpreenda com todas as possibilidades da nossa plataforma. Esperamos por você! 

 

×