Direção preventiva: uma prática necessária para garantir a segurança no trânsito

Motorista de caminhão sorridente passando a marcha
Entenda por que praticar a direção consciente é imprescindível, tanto para a segurança dos condutores quanto para a manutenção e a vida útil da sua frota. Confira aqui! 

Por Mobi7

2024

BlogPost

A direção preventiva é uma forma eficaz de evitar acidentes e garantir que tenhamos mais segurança no trânsito. Uma prática que parte do condutor e traz benefícios práticos para o dia a dia de todos no trânsito.  

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2023, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre os anos 2010 e 2019, o Brasil registrou um aumento de 13,5% em mortes no trânsito, em relação à década anterior.  

Portanto, a importância de disseminar e pensar práticas ativas de conscientização no trânsito se tornam ainda mais urgentes.  

Neste artigo vamos discutir mais sobre o que é essa prática, quais os seus elementos e o que fazer para conscientizar os condutores da sua empresa. Continue a leitura! 

Direção defensiva: tudo o que o condutor precisa saber para garantir a segurança no trânsito

A direção defensiva é um conjunto de atitudes que o condutor deve ter para evitar acidentes. Essas práticas estão relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro e é uma disciplina obrigatória na formação do condutor. 

Apesar de ser um tema recorrente em cursos de habilitação, o ideal é que o motorista sempre estude formas de aplicar essa prática no dia a dia. Dessa forma, ele mantém a prática diária e contribui para a manutenção de um trânsito mais seguro.  

Temos um artigo completo aqui no blog sobre a importância desse conceito e todos os detalhes dessa prática. Por isso, neste texto, vamos focar as atitudes preventivas do condutor. 

Direção preventiva: o que é e por que ela é tão importante?

Motorista colocando o cinto e praticando a direção preventiva
É um conjunto de técnicas que fazem parte da direção defensiva, formada por procedimentos e atitudes que evitam ou reduzem as consequências de sinistros 

Trata-se de prever e prevenir para evitar que algum acidente aconteça no futuro. Ser preventivo é ter atitudes relacionadas a manutenção do veículo, atenção à sinalização, e tomada de decisões prévias. 

Práticas que podem ser realizadas independentemente das condições adversas (chuva, calor extremo, estrada danificada etc.) ou condutas indevidas de outros condutores. Para que elas aconteçam, é preciso que o motorista esteja sempre atento, consciente e preparado. 

Um motorista que tem atitude preventiva é mais cuidadoso, garante a própria segurança, além de agir para melhor conservação do veículo.  

Conheça algumas ações simples: 

  • Checar a calibragem dos pneus, pelo menos uma vez por semana. 
  • Evitar frenagens bruscas. 
  • Respeitar os limites de velocidade das vias e o espaço entre o carro que está conduzindo e o carro da frente. 
  • Não utilizar o celular na direção. 
  • Dar preferência aos pedestres. 
  • Não estacionar em calçadas ou faixas de pedestres. 

E várias outras ações simples que fazem muita diferença! 

Esse modelo de direção tem como principal objetivo conscientizar os motoristas sobre como as suas ações no trânsito impactam na conservação do veículo, no meio ambiente e até mesmo na vida de outras pessoas.

Como conscientizar os condutores da sua frota?

Homem de terno falando para uma equipe diversa
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a direção preventiva, fica mais fácil entender a importância desses elementos para a manutenção de um trânsito mais seguro. 

E a pergunta que fica é: como fazer com que os motoristas da sua frota tenham acesso a esse conhecimento? Afinal de contas, são eles que fazem a engrenagem do seu negócio rodar, não é mesmo?  

Para instruir os seus condutores, ter um planejamento anual de treinamentos regulares sobre modelos de direção pode fazer a diferença.  

Vamos deixar aqui algumas dicas de organização para que esse conhecimento faça parte do cotidiano da sua frota: 

1 – Crie um calendário anual de treinamentos. Separe um momento no ano, a cada semestre ou trimestre, dedicado a revisitar os códigos de trânsito e as regras de direção defensiva. 

2 – Faça workshops, palestras e treinamentos com os funcionários – não apenas condutores, mas todos que têm interesse em aprender e estão em contato direto com a frota. 

3 – Traga exemplos do dia a dia do condutor para ilustrar o que eles devem fazer e não fazer no trânsito. E o mais importante, dê espaço para eles expressarem dificuldades e dúvidas sobre o tema. 

4 – Inclua os condutores na organização e na programação da rota, estimule o autogerenciamento após direcionamento e aprendizado da direção defensiva e preventiva. 

5 – Crie um programa de incentivo, reconhecendo condutores que colocam em prática as atitudes preventivas (pensando em tarefas possíveis de mensurar, como calibragem de pneus ou economia de combustível, por exemplo). 

Esses são exemplos de passos que você pode discutir com a equipe de gestão para estimular os condutores a colocarem em prática esses modelos conscientes de direção e as atitudes que incentivam a segurança no trânsito. 

Em conjunto, vocês podem descobrir qual a melhor solução para o seu negócio. 

Quer realizar uma gestão de frota ainda mais eficiente? Conte com a gente e conheça os nossos serviços. Proporcionamos a você, gestor, a possibilidade de focar projetos importantes, que vão alavancar os seus negócios. 

 

Clique aqui e agende uma demonstração. Aproveite também para ficar por dentro das novidades do mundo da Telemetria e da Gestão de Frota. Para ter acesso a conteúdos inéditos, acompanhe nosso Blog, Linkedin e Instagram. 

×